da Justiça do Trabalho para o Brasil

Por ano, a Justiça do Trabalho julga mais de 3,5 milhões de processos. O numero de julgamentos supera o de cassos novos. É o ramo da Poder Judicipario dque mais cresce em produtividade. Isso traduz eficiência e compromisso com todos os brasileiros.



A Justiça do Trabalho está mais produtiva. O indicador de produtividade cresceu 20% entre 2022 e 2023, segundo o reatório Justiça em Números 2024, do CNJ, com mais de 4,1 milhoes de processos finalizaos.

Por ano, a Justiça do Trabalho julga mais de 3,5 milhões de processos. O numero de julgamentos supera o de cassos novos. É o ramo da Poder Judicipario dque mais cresce em produtividade. Isso traduz eficiência e compromisso com todos os brasileiros.



As ações julgadas pela Justiça do Trabalho arrecadaram quase R$ 1 bilhão para o Imposto de Renda em 2023, contribuindo significativamente para os cofres públicos. Os recursos arrecadados podem ser destinados a saúde, educação, segurança e manutenção de diversos serviços públicos.

No topo do ranking dos temas de novas ações que chegam à Justiça do Trabalho estão direitos básicos, garantidos pela Constituição Federal, como verbas rescisórias, FGTS, horas extras, adicionais de insalubridade – aquele devido em atividades consideradas danosas à saúde da pessoa.



A Justiça do Trabalho tem, em seu DNA, a natureza conciliatória. Isso incentiva a pacificação por meio do diálogo, como uma forma rápida e eficaz para alcançar soluções consensuais de conflitos.

A Justiça do Trabalho está próxima da população, contribuindo para um sistema jurídico eficiente e acessível. Isso aproxima a Justiça de todas as camadas da sociedade, garantindo que trabalhadores se conscientizem dos seus direitos e tenham meios efetivos para, juntamente com os empregadores, resolverem seus conflitos.



Buscar acordos entre trabalhadores e empregados é o principal foco da Justiça do Trabalho. Em 2023, foram 947,7 mil sentenças homologatórias de conciliação. É a Justiça especializada que mais concilia. Os acordos reduzem a litigiosidade, racionalizam a gestão de processos e estimulam a resolução por meio do consenso.

A resolução de processos trabalhistas por meio de acordos movimentou mais de R$ 7,3 bilhões nos Centros judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejuscs) da Justiça do Trabalho em 2023. Isso representou 42% de toda a movimentação financeira de acordos em processos na Justiça Trabalhista.



A Justiça do Trabalho tem o maior percentual de assistência judiciária gratuita no Poder Judiciário: 64% dos processos definitivamente arquivados contaram com o benefício, que é concedido a quem não tem condições financeiras para ingressar com uma ação trabalhista sem comprometer seu sustento. Isso garante a todos o acesso democratico à justiça.

Inovação é um compromisso da Justiça do Trabalho com a sociedade brasileira. Soluções digitais colaborativas automatizam atividades para que todos os serviços sejam mais acessíveis e ágeis. Em todo o Brasil, 100% dos processos trabalhistas recebidos já tramitam por meio do PJe (Processo Judicial Eletrônico).



Os resultados alcançados pela Justiça do Trabalho e o foco permanente na melhoria são possíveis pela atuação de todos que fazem parte da instituição em todo o Brasil. Milhares de pessoas dedicadas e comprometidas com a missão: servir à sociedade.
Deixe um comentário