Seminário discute os progressos e desafios da Justiça do Trabalho após 80 anos 

A programação conta com palestras das ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia, do STF

04/05/22 – Ainda é possível se inscrever para o “Seminário 80 anos da Justiça do Trabalho”, que ocorre na próxima semana, nos dias 12 e 13 de maio. O evento é aberto ao público e terá palestras sobre institutos fundamentais do direito do trabalho, como o direito à greve e os seus limites, além de uma recuperação da história da Justiça do Trabalho.

A palestra de abertura será feita pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que integrou o TST e vai falar sobre o percurso histórico do Direito do Trabalho. Em seguida, os palestrantes vão abordar a história da Justiça do Trabalho, os desafios vividos durante a pandemia e as formas de combate à exclusão social.

No segundo dia, haverá palestra da ministra Cármen Lúcia, do STF, sobre a “Justiça do Trabalho e preceitos constitucionais”. Outros palestrantes vão abordar a institucionalização da justiça social por meio da Justiça do Trabalho, a importância dos Tribunais Regionais, a presença das mulheres na magistratura e os desafios futuros para o ramo trabalhista.

O evento será presencial. Confira a programação completa.

Estátua de Dom Quixote

A estátua do personagem de Cervantes, Dom Quixote, será inaugurada na quinta-feira (12/05), às 16h45.  A obra foi cedida pelo Instituto Justiça & Cidadania, responsável pelo “Troféu Dom Quixote”, oferecido anualmente a autoridades da área jurídica como forma de reconhecimento de sua atuação na defesa da ética, da justiça e dos direitos da cidadania.

Dom Quixote lutava contra moinhos de vento e cavaleiros imaginários em nome da justiça e representa a capacidade de transformação do homem em busca dos seus ideais. Por isso, o “Cavaleiro da Triste Figura” foi escolhido para homenagear personalidades do mundo jurídico.

Inscreva-se

Para se inscrever, basta preencher este formulário.

(FM/CF)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *